sexta-feira, 26 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA: FATOR SOCIAL E MEIO DE MOTIVAÇÃO

As aulas de Educação Física constantemente são citadas como as preferidas dos alunos e uma das poucas que possibilita uma integração social considerável entre os alunos. As aulas de Educação Física possibilitam até que alunos mais tímidos interajam com seus colegas.
A relação entre o professor de Educação Física e o aluno também ocorre de maneira diferente, existe uma maior aproximação entre aluno e professor. Daolio (2005) comenta que muitas vezes a criança encontrara o professor de Educação Física uma espécie de salvação. Ele ainda resalta a função do professor no desenvolvimento das crianças. O professor representa não só a autoridade adulta, mas também valores de conhecimento, o que de certa facilita a imitação de suas atitudes. O professor de Educação Física tem grande responsabilidade na formação e também na vida de seus alunos.
Além de possibilitar a integração social, o professor de Educação Física também tem como função estimular o processo de inclusão em suas aulas. As aulas de Educação Física devem dar oportunidade a todos os alunos, inclusive os menos habilidosos, possibilitando a motivação e também o interesse pelas aulas.



Para Moreira (2004, p. 22), “[...] o princípio da inclusão não deve desconsiderar as dificuldades dos alunos, mas sim fazer com que todos sejam importantes na aula e principalmente que se sintam bem”. Para ocorrer à inclusão e participação nas aulas à sensação de bem estar do aluno é muito importante, independente das suas limitações e dificuldades. É dever do professor buscar atividades que melhorem não só a aptidão física, mas que também promovam desenvolvimento psicológico e afetivo para seus alunos e que os motivem a participar de suas aulas. 
A motivação é considerada um dos principais fatores na qualidade de aprendizagem e no desempenho dos alunos. Para Campos (1998):

A motivação é uma “pré-condição” para a aprendizagem uma vez que emerge, sustenta, regula e direciona e conduta humana, num contexto educativo, justificando as nossas atitudes. Muitos profissionais questionam o que fazer para motivar os indivíduos ao aprendizado de uma tarefa, preocupado-se em como criar condições tais para que os alunos fiquem “a fim de aprender”. O desinteresse pela aprendizagem escolar tem se tornando um problema cotidiano e encontrar alternativas para esta questão é, sem dúvida, uma tarefa difícil para os profissionais da educação, havendo aí um duplo desafio: criar a necessidade e apresentar um objeto adequado para sua satisfação.

Nérici (1993, p. 75) entende motivação como processo que se desenvolve no interior do individuo e o impulsiona a agir em função de algo. O individuo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar objetivos.

(Trecho retirado do Artigo "O impacto do Programa Mais Educação na mudança da vida social dos alunos do ensino fundamental que participam do Projeto" de Christian Mota e Karla Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário