quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Oficina de Esportes

Jogo da Velha Humano! Uma ótima aula da Professora Ana. As crianças amaram!!!



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Mostra Cultural do Programa Mais Educação e Escola Viva/ Escola Aberta

A Mostra Cultural do Mais Educação e Escola Viva/Escola Aberta estará acontecendo no armazém Cultural, nesta terça (09) e quarta-feira (10), com apresentação das diversas atividades realizadas nas oficinas dos Programas.


O Passarelli está presente, divulgando um pouco do nosso trabalho.




Orientação de Estudos

A professora Kelly da um show nas suas aulas! Atividades diversificadas e divertidas... assim é mais gostoso de aprender.

Incentivando a prática da leitura

Material dorurado

Zaccaro Ball

As crianças adoram esse esporte criado pelo Professor de Educação Física Sérgio Zaccaro, um professor carioca que queria um esporte queque trabalha-se a lateralidade, desenvolvendo o lado direito e esquerdo do corpo harmonicamente. É um esporte viciante e que cumpre a sua proposta feita pelo seu criador, além de garantir muita diversão.





Dia de Presentes

As crianças receberam um lindo presente das Estrelas. Oba!  E o presente foi retirado na caixa secreta, pra surpresa ser maior!


sábado, 29 de novembro de 2014

Recreação: Ginástica Rítmica e Bocha

Os alunos conheceram um pouco da ginastica rítmica através de aparelhos adaptados.


E também aprenderam a jogar Bocha, adaptada ao espaço físico da escola.



sábado, 22 de novembro de 2014

Jornal Escolar

Jornal Mais Educação 1º Edição!
Os jornais foram distribuídos pela escola
Alunos do período vespertino garantindo seu jornal
Professores de tecnologias, sempre dando auxilio necesário

Jornal Escolar

Neste mês de novembro lançamos a 1º Edição do "Jornal Mais Educação"!!! E o jornal ficou sensacional.
Os alunos produziram diversos  maravilhosos textos, porém selecionamos alguns temas:
O uso de Celular na Sala de Aula: Texto de opinião sobre o uso do celular dentro da escola.
Saúde: Alimentação saudável e Higiene.
Atividades realizadas no Programa Mais Educação da Escola M. Mª Lúcia Passarelli;
Dica de Leitura: Livos recomendamos pelos alunos e um pouco da experiência deles como leitores.
Esportes Favoritos;
Brincadeiras regionais;
Meio Ambiente;
Importância da água;
Poesia coletiva: Releitura da poesia "Dúzia de coisinhas à toa que deixam a gente feliz", de Otávio Roth.
Parabéns aos alunos, o jornal ficou demais!


sábado, 25 de outubro de 2014

Esgrima: Combate esportivo

As crianças conheceram um pouco mais sobre a esgrima e seus principais golpes de ataque e defesa.
Combate com barbantes


Agilidade de ataque

Atividades
Defesa e os golpes iniciais: Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar no ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando ser atingidos.
Conquista de objetos e territórios: pegar vários pregadores que estão presos no ombro, nas pernas e em outras partes do corpo do colega, que por sua vez tenta se esquivar. 

Agilidade de ataque: Dê para cada aluno uma bola de tênis. Cada um deve encostar a bola em um local determinado do corpo do outro. É importante que a turma estabeleça as regras de toque em conjunto e que fique atenta a elas ao longo da luta. Também defina com a turma o número de toques que deverão ser dados para depois trocar de dupla. Outros materiais podem ser utilizados, como o giz branco (se os alunos usarem camisetas pretas), o giz colorido (se estiverem com camisetas brancas), ou até mesmo uma espada adaptada com jornal e tinta guache.

Combate: combate com barbantes, realizado em duplas. Cada aluno ganha um pedaço do material e prende uma ponta na cintura. O objetivo é roubar o fio do adversário usando apenas uma mão. O outro braço deve ficar para trás






segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Zaccaro Ball

As crianças se divertiram muito com o Zacarro Ball! Mais uma ideia maravilhosa da Coordenadora Jéssica. 



"A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança."
Coelho Neto


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Mural das Estrelas

Um painel iluminado com as estrelas do Mais Educação Passarelli!!


Ao longo dos meses os alunos mais "estrelados" recebem lindos presentes. 



domingo, 28 de setembro de 2014

Produção de texto

Atividades pedagógicas voltadas para a produção de texto. Mais atividades no Blog Educação de Valor.







Atividade Física e Qualidade de Vida: Circuito

É importante destacar as contribuições que atividades como o circuito trazem para os alunos. O desenvolvimento da coordenação motora ampla, a habilidade e a integração; o desenvolvimento das diversas capacidades físicas, envolvendo a sociabilização nas formações de grupos e o respeito aos limites de cada aluno. Tudo isso utilizando o lúdico como ponto de partida.


Corrida de Bambolês: aquecimento para o circuito

Moreira (2004, p. 80) afirma que ”a realização do lúdico se dá no jogo e que tem sua essência no divertimento – prazer, agrado, alegria.” Através de aulas como essas o professor faz com que seu aluno se sinta interessado pelas suas aulas e assim também queira participar delas.

Corrida de Bambolês: aquecimento para o circuito

É dever do professor planejar aulas interessantes para seus alunos, nada melhor que um aluno motivado e com prazer de participar das suas aulas!


MOREIRA, E. C., (org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2004.


Verdades da Profissão de Professor


"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
[...] Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

Melo Ilustrações

Fonte: Editora dedo de Prosa. Verdades da profissão Professor, 04 de outubro de 2011.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO FÍSICA: FATOR SOCIAL E MEIO DE MOTIVAÇÃO

As aulas de Educação Física constantemente são citadas como as preferidas dos alunos e uma das poucas que possibilita uma integração social considerável entre os alunos. As aulas de Educação Física possibilitam até que alunos mais tímidos interajam com seus colegas.
A relação entre o professor de Educação Física e o aluno também ocorre de maneira diferente, existe uma maior aproximação entre aluno e professor. Daolio (2005) comenta que muitas vezes a criança encontrara o professor de Educação Física uma espécie de salvação. Ele ainda resalta a função do professor no desenvolvimento das crianças. O professor representa não só a autoridade adulta, mas também valores de conhecimento, o que de certa facilita a imitação de suas atitudes. O professor de Educação Física tem grande responsabilidade na formação e também na vida de seus alunos.
Além de possibilitar a integração social, o professor de Educação Física também tem como função estimular o processo de inclusão em suas aulas. As aulas de Educação Física devem dar oportunidade a todos os alunos, inclusive os menos habilidosos, possibilitando a motivação e também o interesse pelas aulas.



Para Moreira (2004, p. 22), “[...] o princípio da inclusão não deve desconsiderar as dificuldades dos alunos, mas sim fazer com que todos sejam importantes na aula e principalmente que se sintam bem”. Para ocorrer à inclusão e participação nas aulas à sensação de bem estar do aluno é muito importante, independente das suas limitações e dificuldades. É dever do professor buscar atividades que melhorem não só a aptidão física, mas que também promovam desenvolvimento psicológico e afetivo para seus alunos e que os motivem a participar de suas aulas. 
A motivação é considerada um dos principais fatores na qualidade de aprendizagem e no desempenho dos alunos. Para Campos (1998):

A motivação é uma “pré-condição” para a aprendizagem uma vez que emerge, sustenta, regula e direciona e conduta humana, num contexto educativo, justificando as nossas atitudes. Muitos profissionais questionam o que fazer para motivar os indivíduos ao aprendizado de uma tarefa, preocupado-se em como criar condições tais para que os alunos fiquem “a fim de aprender”. O desinteresse pela aprendizagem escolar tem se tornando um problema cotidiano e encontrar alternativas para esta questão é, sem dúvida, uma tarefa difícil para os profissionais da educação, havendo aí um duplo desafio: criar a necessidade e apresentar um objeto adequado para sua satisfação.

Nérici (1993, p. 75) entende motivação como processo que se desenvolve no interior do individuo e o impulsiona a agir em função de algo. O individuo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar objetivos.

(Trecho retirado do Artigo "O impacto do Programa Mais Educação na mudança da vida social dos alunos do ensino fundamental que participam do Projeto" de Christian Mota e Karla Soares)

Recreação: Jogos Educativos e Jogos de Tabuleiro

As crianças são show de bola em qualquer atividade!!!


Jogos Educativos: Caça palavras e Bingo de palavras

Jogos de Tabuleiro: Damas, Xadrez e Trilha



Jornal Escolar

Crianças se dedicando muito para produção do primeiro Jornal Escola do Passarelli! Isso aí crianças, força total!!!